Consultoria empresarial segurança do trabalho

A Gestão Smart possui um Know-how de atuação em diversos setores que envolvem a saúde e segurança do trabalhador. Oferecemos aos nossos clientes serviços personalizados e adequados às necessidades de cada empresa.

Confira nossos serviços:

Assistência Técnica em Perícias Judiciais de Insalubridade, Periculosidade
e Acidente do Trabalho
 e Doença Ocupacional

Todos os processos trabalhistas que envolverem pedido de adicional de insalubridade e/ou periculosidade e acidente do trabalho e doença ocupacional serão acompanhados por Assistente Técnico.
O trabalho de assistência técnica envolve a elaboração de subsídios para a contestação, preparação de rol de quesitos, contato com o perito judicial para agendamento conjunto da vistoria, acompanhamento da vistoria prestando esclarecimentos ao perito judicial, apresentação de parecer, elaboração de subsídios para a impugnação (caso o laudo pericial seja desfavorável) etc.

Elaboração de Laudo de Periculosidade
(NR-16, NR-19 e NR-20 da Portaria nº 3.214/78)

Documento gerencial cuja finalidade é estabelecer quais trabalhadores em tese teriam direito ao adicional de periculosidade pela exposição ao perigo oriundo de explosivos, inflamáveis, eletricidade e radiações ionizantes.

Elaboração de Laudo de Insalubridade
(NR-15 da Portaria nº 3.214/78)

Documento gerencial cuja finalidade é estabelecer quais trabalhadores em tese teriam direito ao adicional de insalubridade pela exposição aos agentes físicos, químicos e biológicos acima dos limites de tolerância, sem a neutralização promovida pelos equipamentos de proteção coletiva e/ou individual.

Implantação de PPRA – Programa de Prevenção de Riscos Ambientais
Composto de Laudo de Avaliações Ambientais e Documento Base (NR-9 da Portaria nº 3.214/78)
O PPRA é composto do laudo ambiental e documento base. O laudo ambiental traz a exposição dos trabalhadores aos agentes físicos, químicos e biológicos. O documento base apresenta cronograma da implementação das medidas de controle àqueles agentes que estiverem acima do limite de tolerância ou nível de ação.
O PPRA é um programa de ação contínua que deve ser atualizado a cada alteração da exposição dos trabalhadores. Também deve o PPRA implementar as ações propostas no documento base sob pena de tornar-se simples papel, ao invés de um programa.

PCMSO
O PCMSO (Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional) é uma obrigatoriedade legal prevista no art. 168 da CLT sendo parte integrante do conjunto de iniciativas que visam à promoção e proteção da saúde dos trabalhadores.
Seu planejamento é baseado no reconhecimento dos riscos ocupacionais e das questões incidentes sobre a saúde dos trabalhadores. Deve estar articulado com as demais NR, em especial a NR-9 e tem caráter preventivo.

Elaboração de Avaliação Ergonômica
(NR-17 da Portaria nº 3.214/78)

A avaliação ergonômica destina-se a atender o prescrito na Norma Regulamentadora NR-17 da Portaria nº 3.214/78 e tendo como finalidade reduzir as exigências biomecânicas e cognitivas, visando o conforto do trabalhador na realização de suas atividades, tendo como principais linhas de atuação, as condições do meio ambiente do trabalho, a antropometria e a organização ao trabalho, resultando em propostas para redução gradativa de situações de trabalho causadoras de dor, desconforto, dificuldade e fadiga excessiva no trabalho.

Elaboração de Auditoria em Segurança do Trabalho
Especialmente das NR-8 (Edificações), NR-11 (Transporte, Movimentação, Armazenagem e Manuseio de Materiais), NR-12 (Máquinas e Equipamentos), NR-14 (Fornos), NR-23 (Proteção contra Incêndios), NR-24 (Condições Sanitárias e de Conforto nos Locais de Trabalho), NR-25 (Resíduos Industriais), NR-26 (Sinalização de Segurança).
A auditora visa realizar um levantamento preliminar de todas as inconsistências em segurança do trabalho, bem como apontar soluções às questões. O trabalho consiste em relatório gerencial com ampla documentação fotográfica e solução sistematizada para cada inconformidade em particular.

Elaboração de PPP – Perfil Profissiográfico Previdenciário
(Instruções Normativas da Previdência Social)

O PPP é elaborado para cada trabalhador, de forma individualizada, contemplando informações administrativas, exposições ambientais e informações médicas, com a finalidade de constatar se a atividade é realizada com exposição aos agentes nocivos, quando então o trabalhador fará jus à aposentadoria especial.
Mantendo o trabalhador exposto a agentes nocivos a empresa deve recolher à Previdência Social alíquota suplementar do SAT (6, 9 ou 12%), porém os equipamentos de proteção coletiva/individual eliminam/neutralizam estes agentes, isentando a empresa de mais um tributo.

Organização de CIPA – Comissão Interna de Prevenção de Acidentes
(NR-5 da Portaria nº 3.214/78)

Todos os eventos são agendados e todas as etapas do processo da CIPA serão acompanhadas, inclusive as reuniões mensais.
Especificação, adoção e treinamento para o uso de EPI´s – Equipamentos de Proteção Individual (NR-6 da Portaria nº 3.214/78)
Os trabalhadores sujeitos a agentes físicos, químicos ou biológicos serão treinados quanto ao uso dos equipamentos de proteção individuais, bem como serão elaboradas ordens de serviço para documentar as ações em segurança do trabalho.

Elaboração de Laudo Elétrico
(NR-10 da Portaria nº 3.214/78, NBR 5410/04 e NBR 14039/2005) – NBR 14039/05
O Laudo Elétrico tem por finalidade proteger a integridade daqueles que lidam com eletricidade, bem como salvaguardar o patrimônio da contratante, evitando ocorrências que poderiam desencadear incêndios ou explosões.
É realizada a inspeção de todo o sistema elétrico, documentada em amplo relatório fotográfico apontando inconformidades nas instalações. A recomendação para adequação é parte integrante do laudo.

Elaboração de Laudo de Avaliação do Sistema de Proteção contra Descargas
Atmosféricas (Pára-raios) (NBR 5419/05)

O Laudo de Pára-Raios tem por finalidade proteger as instalações estruturais da edificação, bem como os transeuntes daquele local; trata-se de exigência do CONTRU (PMSP) e Corpo de Bombeiros. No laudo consta a medição ôhmica da rede de aterramento do sistema de SPDA.

Elaboração de Laudo de Caldeiras e Vasos sob Pressão
(NR-13 da Portaria nº 3.214/78)

Previamente à inspeção, são fornecidas instruções para preparo do equipamento. A inspeção é levada a cabo com a realização de teste hidrostático ou medição de espessura, segundo o que for mais adequado. É emitido laudo e realizado lançamento em livro próprio, aprovando ou condenando o equipamento.

Elaboração de Laudo de Avaliação da Exposição Ocupacional às Vibrações
(NR-15, Anexo nº 8 da Portaria nº 3214/78, alterado pela Portaria nº 12/83)

Documento gerencial cuja finalidade é estabelecer quais trabalhadores estão expostos às vibrações de corpo inteiro e de mãos e braços.

Elaboração do Programa de Conservação Auditiva, PCA
(NR-7, Anexo I da Portaria nº 19 de 9-4-1998)

Conjunto de atividades que visa prevenir ou estabilizar as perdas auditivas ocupacionais por meio de um processo dinâmico com oportunidade de melhoria contínua.

Elaboração de Ordem de Serviço, OS
(NR-1, item 1.7)

Medida de Segurança e Saúde do Trabalho elaborada por meio de Análises de Riscos visando informar e conscientizar sobre os riscos ocupacionais inerentes às atividades laborais e seus meios de prevenção.

 

Ligue para (12) 3818-6011 ou preencha o formulário ao lado

Contato